sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Adultos mais velhos precisam de menos sono.


Muito tem se falado sobre a importância da quantidade de horas bem como da qualidade do sono que todos nós precisamos. Em média fala-se em oito horas diárias de descanso. Contudo, a medida que envelhecemos dormir pode ficar mais difícil. Isto pode ser motivo de preocupação com a saúde de todos que possuem distúrbios do sono.
Uma pesquisa, realizada na Inglaterra, demontrou que esta diminuição na quantidade de horas dormidas é normal, pois faz parte da fisiologia natural do envelhecimento. Ou seja, desde que o indivíduo não fique sonolento durante o dia, é natural que ele durma menos quando ficar mais velho.
"O envelhecimento saudável parece estar associado com reduções na duração do sono e da profundidade necessária para manter o estado de alerta durante o dia", disseram os cientistas em um comunicado.
O estudo envolveu 110 adultos saudáveis que não possuíam distúrbios do sono.  Eles passaram por várias rodadas do sono e períodos de vigília em diversas condições, e foram testados para a sonolência durante os períodos de vigília.
Durante a primeira noite com oito horas na cama, a média de tempo de sono por faixa etária foi:

Idade 20-30 anos: 433,5 minutos (7,23 horas) Idade 40-55: 409,9 minutos (6,83 horas)Idade 66-83: 390,4 minutos (6,51 horas). 

 A comparação entre os grupos é interessante. Percebe-se que o grupo de idosos dormiu em média cerca de 20 minutos menos do que o grupo de meia-idade, que por sua vez, dormiu cerca de 23 minutos a menos do que o grupo mais jovem.
Além disso, os participantes também foram avaliados quanto ao tempo que levaram, em média, para iniciar o sono.

Etária 20-30 anos: 8,7 minutos Idade 40-55: 11,7 minutos Idade 66-83: 14,2 minutos  

"A explicação mais parcimoniosa para os nossos resultados é que as pessoas mais velhas precisam de menos sono", disse Elizabeth Klerman do Brigham and Womens Hospital e Harvard Medical School. "É também possível que eles durmam menos, mesmo quando dada a oportunidade para dormir mais por causa de mudanças relacionadas à idade na habilidade para adormecer e permanecer dormindo."

Os especialistas alertam que se uma pessoa se sente sonolenta cronicamente durante o dia ela deve procurar um médico. Mas se você tem seis ou sete horas de sono e se sente bem durante o dia está tudo OK. Entretanto, se voce acha que está bem, mas fica cochilando durante o trabalho ou enquanto assiste TV, então você pode ter algum problema com seu sono.

Ainda sobre a popular "siesta" os pesquisadores lembram que dormir durante o dia pode fazer com que você se sinta mais disposto. Porém, longos cochilos diurnos podem dificultar seu sono à noite.