sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Exercícios de ISOSTRETCHING trazem benefícios às pessoas portadoras de fibromialgia



           O método Isostretching foi desenvolvido na França há 30 anos. Trata-se de exercícios posturais globais, com a finalidade de prevenção e correção das alterações músculo-esqueléticas e da postura. 
     A fibromialgia é uma síndrome que provoca dor crônica generalizada, conhecido como tender points (figura abaixo). Sabe-se que o tratamento da fibromialgia é baseado em exercícios. Entretanto, a grande dúvida dos fisioterapeutas é exatamente saber qual a intensidade dos exercícios a ser realizados nessas pessoas. Isso porque a dor pode aumentar após a realização de atividades físicas.
      Por isso, um estudo reuniu mulheres com diagnóstico de fibromialgia. Elas realizaram exercícios em grupo com a técnica de Isostretching duas vezes por semana durante dois meses. As participantes responderam ao “Questionário sobre o Impacto da Fibromialgia” (QIF) antes e depois do tratamento. O questionário é composto por questões que avaliam a capacidade funcional, situação profissional, sintomas físicos e distúrbios psicológicos.
   Os pesquisadores observaram que houve melhora e/ou manutenção da capacidade funcional de três participantes. O escore de faltas ao trabalho teve redução ou manteve-se igual ao da primeira avaliação. Houve melhora dos sintomas físicos para a maioria das participantes e das condições psicológicas em pelo menos metade do grupo. 
    Além disso, as participantes do estudo relataram que se sentiam mais motivadas para realizar exercícios quando estavam em grupo. Elas sentiram melhora da flexibilidade e diminuição da dor após cinco ou seis sessões de Isostretching.
      Os pesquisadores sugerem que os princípios da técnica do Isostretching foram satisfatórios na medida em que puderam proporcionar manutenção e/ou melhora da qualidade de vida de metade das participantes em curto período de tempo.
   Acredita-se que, como esses exercícios são feitos em posturas com contração da musculatura em isometria, eles facilitam que cada indivíduo perceba até onde ele pode chegar. Ou seja, cada pessoa passa a conhecer  seu próprio corpo e saber até onde pode alongar e fazer força sem gerar dor. 






Tender Points