Fibromialgia

O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono.

Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de seqüela. No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas.  


Objetivos do Tratamento

Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.

Os objetivos principais são:

--> Reduzir/eliminar a dor
--> Reduzir/eliminar o edema (inchaço)
--> Melhorar o fortalecimento muscuar
--> Melhorar o alongamento muscular
--> Melhorar a consciência corporal
--> Promover o retorno do paciente às suas atividades de vida diária, lazer e trabaho.

Uma vez que estes objetivos são alcançados a pessoa com fibromiagia pode diminuir (ou até mesmo eliminar) sua medicação com o auxílio de seu médico.